REDAÇÃO CENTRAL, 29 de out de 2021 às 12:35 424q4q
O arcebispo de Porto Velho (RO), dom Roque Paloschi, determinou que a vacina contra covid-19 é obrigatória para padres, diáconos e agentes de pastorais. A decisão, segundo ele, se deve à “responsabilidade para com o povo que está em contato com nossos agentes de pastoral”. Em dezembro do ano ado, a Congregação para a Doutrina da Fé da Santa Sé afirmou que a vacinação não é uma obrigação moral e, por isso, deve ser voluntária.
Dom Roque Paloschi publicou no dia 27 de outubro as “disposições concernentes à vacinação em tempo de pandemia da covid-19”. No documento, afirma: “Orientamos que, a partir da publicação deste, não sejam itidos para desenvolver seu ministério em nossas comunidades Catequistas, Ministros da Comunhão e da Palavra, Padres, Diáconos, coordenadores de pastorais, movimentos, serviços e comunidades e demais agentes de pastoral que não estejam em dia com a vacinação contra a Covid-19 (ao menos com segunda dose ou dose única, e a terceira quando for possível)”.
O arcebispo declarou que é preciso “zelar pelo bem e saúde de todos e de todas”. “Não podemos itir que a falta de informação e as notícias falsas que circulam irresponsavelmente, principalmente nas redes sociais, venham a ser causa de doença ou morte de mais irmãos e irmãs”, afirmou.