Cascavel, 22 de set de 2021 às 09:44 6n5918
O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 22 de setembro, dom Adelar Baruffi arcebispo de Cascavel (PR). A arquidiocese estava vacante desde março de 2021, após a morte de dom Mauro Aparecido Santos. Até então, dom Adelar era bispo da diocese e Cruz Alta (RS).
Em mensagem enviada à Arquidiocese de Cascavel, dom Adelar disse estar aberto ao diálogo com todos. “Quero caminhar com vocês na vivência dos quatro sinais da nossa evangelização: o sinal da Palavra, com a indicação à vida cristã e a animação bíblica da vida e da pastoral; o pilar do pão, da liturgia e da espiritualidade; o pilar da caridade, o serviço à vida plena; e o pilar da ação missionária em estado permanente de missão”, afirmou, referindo-se aos quatro pilares propostos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023.
O arcebispo eleito disse ainda levar consigo três convicções metodológicas. “Primeira, a convicção de que estamos no caminho em que outros trilharam e se doaram, desejando ter uma atitude de muita gratidão e de respeito pela história da Arquidiocese. Segundo, o desejo de estar próximo de todas as realidades presentes na Arquidiocese. E a terceira, a certeza de que a evangelização é uma obra coletiva, na comunhão arquidiocesana, e aqui nós entendemos os leigos, religiosos, padres, diáconos, seminaristas e o arcebispo junto”, afirmou.