O papa Francisco nomeou nesta segunda-feira, 21 de setembro, dom João Lavrador bispo da diocese de Viana do Castelo, em Portugal. Até então, ele era bispo de Angra. Durante seu ministério presbiteral, dom Lavrador foi capelão do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra e acompanhou a vidente de Fátima, irmã Lúcia, durante os últimos anos da vida dela.

Dom João Evangelista Pimentel Lavrador nasceu em 18 de fevereiro de 1956, em Mira. Foi ordenado sacerdote em 14 de junho de 1981, incardinado na diocese de Coimbra. Como padre, exerceu, entre outras, a função de capelão do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, onde vivia a irmã Lúcia. Em declarações à Agência Ecclesia, da Conferência Episcopal Portuguesa, em 2017, dom lavrador contou que acompanhou a irmã Lúcia de 1998 a 2005, quando ela morreu.

Segundo ele, era uma “convivência normal que um capelão pode ter com as irmãs” e “não havia distinção”. Contou que “a irmã Lúcia fazia parte da comunidade das irmãs” e vivia como elas, com a diferença de que tinha muitas correspondências a responder e dedicava um tempo do dia a isso.