A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá (PR) deste ano acontecerá de 1º a 16 de novembro e contará com grande parte de suas procissões, que não puderam ser feitas em 2020, por causa das medidas sanitárias impostas para combater a covid-19. A programação será ampliada, com vários horários de celebrações ao longo do dia, por causa das medidas sanitárias ainda em vigor.

A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, é um dos grandes eventos de turismo religioso no Sul do Brasil. Segundo o santuário, antes da pandemia de covid-19, a festividade chegava a atrair mais de 300 mil fiéis durante os 15 dias de celebração.  Neste ano, porém, o santuário, que tem capacidade para receber 600 pessoas, poderá acolher apenas 300, para manter o distanciamento social.

“Anteriormente, a festa tinha de três a quatro horários de celebrações diárias, mas, devido ao período de pandemia, decidimos ampliar a programação para atender o maior número de turistas e devotos possível, sem causar aglomeração”, disse o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves. Assim, durante a novena, de 6 a 14 de novembro, haverá oito horários para as celebrações, começando às 5h e terminando às 19h.