Dom sco Cui Qingqi é o novo bispo de Hankou-Wuhan. Segundo Asia News, agência de notícias católica da Ásia, o novo bispo, “aprovado pela Santa Sé, tem 57 anos e foi eleito ‘democraticamente’ em 27 de setembro de 2020 pelos organismos eclesiais vinculados ao Partido Comunista Chinês”. “Trata-se do sexto bispo chinês nomeado e ordenado no marco normativo do acordo provisório sobre a nomeação de bispos na China”, diz o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé que comunicou a ordenação episcopal.

No breve comunicado o diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, disse que a ordenação episcopal ocorreu em Wuhan, na província chinesa de Hubei, cidade em que teve início a pandemia de covid-19. O comunicado afirma que o novo bispo foi “nomeado pelo Santo Padre como Bispo de Hankou-Wuhan em 23 de junho de 2021”.

O acordo provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China foi assinado em 22 de setembro de 2018. Pelo acordo, cujo exato teor é mantido em segredo, a Santa Sé reitiu à plena comunhão eclesial os bispos “oficiais” ordenados sem mandato pontifício pelo governo chinês. O acordo foi renovado em outubro de 2020 e permanecerá em vigor até outubro de 2022.