Os bispos da Irlanda e da Austrália exortaram seus governos a aumentar  os esforços para acolher os refugiados do Afeganistão após a rápida tomada do poder pelos talibãs e a fuga de dezenas de milhares de afegãos do seu país.

“Esta crise desencadeada oferece à Irlanda outra oportunidade para demonstrar nosso compromisso com a proteção dos direitos humanos, incluindo o o à educação para todos, e dar as boas-vindas ao estrangeiro entre nós”, disse dom Alan McGuckian, bispo de Raphoe e presidente do Conselho para a Justiça e a Paz da Conferência dos Bispos Católicos Irlandeses, em 18 de agosto. “Como nos recorda o papa Francisco, somos chamados a responder a tais desafios com quatro ações: acolher, proteger, promover e integrar”, comentou. “Os valores da nossa tradição de fé irlandesa nos ensinam que a proximidade, o encontro e o diálogo autêntico podem trazer a verdadeira paz que o mundo necessita neste momento”.

Dom McGuckian pediu orações “pela proteção segura do povo do Afeganistão e outras regiões do mundo devastadas pela guerra”.