O arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Cláudio Hummes, fez “um convite” à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na sessão solene que comemorou ontem, 24 de agosto, o 75º aniversário da instituição: “ajudar a criar tal universidade católica amazônica”. Dom Claudio se referia à proposta de criação de uma universidade católica amazônica, feita na Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, que aconteceu em 2019.

No número 114 do documento final do sínodo, os padres sinodais propõem “a criação de uma Universidade Católica Amazônica que tenha como base pesquisas interdisciplinares (incluindo estudos de campo), inculturação e diálogo intercultural; que a teologia inculturada inclua formação conjunta para ministérios leigos e formação de sacerdotes, baseada principalmente na Sagrada Escritura”. “Pedimos às universidades católicas da América Latina que ajudem na criação da Universidade Católica Amazônica e acompanhem seu desenvolvimento”, diz o texto.

“Está aí, portanto, um convite para nossa PUC”, disse dom Cláudio. “Será certamente um processo a médio prazo”, mas pode começar “por criar algum setor em sua estrutura que se ocupe das questões da Amazônia, por exemplo, uma faculdade, um curso ou um campus lá no território”.