O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, celebrou na sexta-feira, 20 de agosto, missa pelos 75 anos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na ocasião, disse que a instituição é chamada a contribuir para a missão da Igreja “à sua própria maneira”, isto é, “aberta à universalidade de pensamentos, ao confronto de ideias e à colaboração e ao acolhimento”.

Durante sua homilia, o arcebispo, que também é grã-chanceler da PUC-SP, afirmou que celebrar os 75 anos da instituição é um tempo para “projetar para o futuro” e, por isso, “como instituição ligada à Igreja, a PUC é chamada a dar sua parte, à sua própria maneira, para a missão da Igreja”. “Quero destacar que é à sua própria maneira que a PUC-SP fará isso, ou seja, não como um colégio, uma paróquia ou um mosteiro, mas como universidade, que está aberta à universalidade de pensamentos, ao confronto de ideias e à colaboração e ao acolhimento”.

Segundo dom Odilo, “todos estes são sinais da sociedade que desejamos, na qual em vez de brigar as pessoas dialoguem, busquem juntas soluções, estejam atentas às pessoas mais fragilizadas. Uma sociedade que viva em paz, não por ar por cima dos conflitos, mas por resolvê-los da melhor maneira”.