Na semana ada, o pároco da Santa Isabel, em Campinas (SP), monsenhor Roberto Frasolin, decidiu cancelar a missa de domingo por causa do “frio intenso” que estava previsto para a região, a fim de não “expor ao risco as pessoas simplesmente pra cumprir preceito”. Após repercussão, a publicação foi retirada das redes sociais da paróquia, o padre voltou atrás e resolveu celebrar a Eucaristia. A justificativa foi de que não haveria o frio intenso previsto.

Na publicação em que cancelou as missas do fim de semana, monsenhor Roberto havia escrito: “Devido ao frio intenso, pra não expor as pessoas a uma situação não saudável, ficam canceladas as missas presenciais e ou on-line neste final de semana. Não iremos criar uma situação de aglomeração e expor ao risco as pessoas simplesmente pra cumprir preceito. A temperatura baixa pode causar maior dano a saúde de todos. Essa onda perdura neste final de semana, mas no próximo voltaremos ao ritmo normal. Bom final de semana. Deus abençoe a todos!”.

Apesar de a publicação da Paróquia Santa Isabel ter sido apagada posteriormente, internautas registraram a postagem e compartilharam nas redes sociais. O bispo de Frederico Westphalen, dom Antonio Carlos Rossi Keller, comentou o caso. “Não bastasse a pandemia, com as exigências das autoridades públicas em relação à participação nas Santas Missas, não levando em consideração os ambientes em geral bastante seguros e cuidados das Igrejas, agora aparece a novidade de se dispensar os fiéis da Missa dominical por causa do frio… Ou seja, alguns pretendem um cristianismo adocicado, sem exigências e sem sacrifícios. Este é, na verdade, o anti-cristianismo”, escreveu em suas redes sociais.