O convento franciscano e catedral de Nossa Senhora da Assunção em Tlaxcala, no México, foi catalogado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em 27 de julho. O convento franciscano de Tlaxcala se junta a 14 conventos católicos construídos aos pés do vulcão Popocatépetl declarados Patrimônio Mundial em 1994. “São monumentos emblemáticos do modelo arquitetônico adotado pelos primeiros missionários franciscanos, dominicanos e agostinianos que evangelizaram as populações indígenas no século XVI”, disse o boletim da Unesco.

“O Conjunto Conventual e Catedralesco Franciscano de Nossa Senhora da Assunção de Tlaxcala é também um exemplo de uma nova visão da arquitetura, na qual os espaços abertos ganham nova importância”, acrescentou.

O início da construção do conjunto conventual remonta à primeira metade do século XVI, entre 1525 e 1527. A diocese de Tlaxcala foi criada em 1527, com a posse do bispo dom Julián Garcés e a conversão da igreja da Assunção em catedral.