O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 divulgou nesta quinta-feira, 1º de julho, o cronograma da peregrinação dos símbolos da JMJ. A partir de novembro deste ano, a cruz e o ícone da Salus Populi Romani percorrerão as dioceses de Portugal. Mas, antes disso, arão por Angola, Espanha e Polônia.

A peregrinação terá início no próximo dia 8 de julho, em Angola, onde os símbolos permanecerão até 15 de agosto. Em setembro e outubro, estarão na Espanha. Também arão pela Polônia, em data que será divulgada em breve.

A partir de novembro deste ano, a cruz e o ícone de Nossa Senhora percorrerão todas as dioceses de Portugal, permanecendo um mês em cada uma delas. O itinerário começará pela diocese de Algarve, seguida pela diocese de Beja. Já em 2022, ará pelas dioceses de Évora, Portalegre-Castelo Branco, Guarda, Viseu, Funchal, Angra, Lamengo, Bragança-Miranda, Vila Real, Porto, Setúbal e a diocese das Forças Armadas e Segurança. No ano da JMJ, 2023, será a vez das dioceses de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria-Fátima, Santarém e Lisboa.