Monsenhor Cleocir Bonetti, do clero da diocese de Erexim (RS), foi nomeado nesta quarta-feira pelo papa Francisco bispo da diocese de Caçador (SC). O anúncio foi feito durante a oração da manhã no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. “Neste final do mês do Sagrado Coração, quero dizer ao povo de Caçador que meu coração já está aí”, disse o bispo eleito aos fiéis de sua nova diocese.

A diocese de Caçador estava vacante desde 1º de junho de 2020, quando dom Severino Clasen foi nomeado arcebispo de Maringá (PR).

O bispo eleito, monsenhor Cleocir Bonetti, disse que recebeu a notícia de sua nomeação por meio da Nunciatura Apostólica em 21 de junho, “que lembra São Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude”. No mesmo dia, disse, “rezando a Missa logo cedinho, na primeira leitura do Gênesis, Abraão recebe um pedido do Senhor: vai, deixa tua terra, a casa do teu pai e vai para onde eu te enviar. Acredito que essa leitura também foi inspiração para mim nesse dia. Por isso, quero manifestar minha profunda alegria por ter sido escolhido pela Igreja, pelo papa Francisco para conduzir a Igreja diocesana de Caçador”.