A Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) comemorou na segunda-feira, 31 de maio, os 90 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil, com uma cerimônia que reviveu as celebrações de 1931. Para o arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta, recordar esta data deve ser um compromisso a rezar para que Nossa Senhora olhe pelos brasileiros.

“Maria quer que o povo brasileiro possa cada vez mais encontrar-se com Aquele que ela traz consigo, Jesus Cristo, e possa ter a mesma alegria de Isabel e de João Batista, cantando com Maria as maravilhas de Deus na sua própria vida”, disse ao lembrar que neste mesmo dia, 31 de maio, a Igreja celebrou a Visitação de Nossa Senhora á sua prima Isabel.

Para marcar os 90 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil, a uma imagem fac-símile foi levada de Aparecida (SP) para o Rio de Janeiro por uma comitiva formada pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, e pelo reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo. Na capital fluminense, refez o trajeto realizado em 1931.