Dois arcebispos americanos reagiram nesta semana à tentativa de suspender a discussão de um documento sobre a comunhão a políticos que defendem o aborto pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB). A comunhão para políticos pró-aborto divide os bispos americanos. Joe Biden, o segundo presidente católico da história dos EUA, e a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, são católicos e apoiam o aborto.

O cardeal Blase Cupich, arcebispo de Chicago que apoia a presidência de Joe Biden, escreveu a dom José Gomez, arcebispo de Los Angeles e presidente da USCBB, pedindo-lhe para adiar qualquer discussão sobre “a dignidade da Eucaristia e outras questões levantadas pela Santa Sé” até que a conferência possa se reunir novamente de modo presencial. Cupich alega que a seriedade da questão exige um debate cara a cara. O cardeal mencionou a carta do cardel Luis Ladaria, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, ao arcebispo Gomez dizendo que, se os bispos americanos querem estabelecer uma “política nacional” de recusa da comunhão a figuras públicas católicas pró-aborto, é necessário um amplo e “sereno” diálogo para garantir a unidade entre eles. Para Cupich, essa unidade não pode ser alcançada em uma conferência virtual.

“A natureza séria dessas questões, especialmente o imperativo de forjar uma unidade substantiva, torna impossível abordá-las de forma produtiva no ambiente fragmentado e isolado de um encontro distante”, escreveu o cardeal Cupich. “O elevado nível de consenso entre nós e de manutenção da unidade com a Santa Sé e a Igreja universal, tal como estabelecido pelo cardeal Ladaria, está longe de ser alcançado neste momento”, acrescentou. Além disso, continuou o cardeal, “dado que os sólidos conselhos teológicos e pastorais do prefeito abrem um novo caminho, devemos aproveitar esta oportunidade para repensar a melhor estrutura colegiada para alcançá-lo”. Cupich quer que os bispos primeiro discutam o assunto, pessoalmente, por regiões, antes de se encontrarem pessoalmente para discutir um possível documentos de orientação sobre a Eucaristia.