VATICANO, 25 de mai de 2021 às 16:30 28a5m
O papa Francisco anunciou aos bispos italianos que em breve nomeará o substituto do cardeal Robert Sarah como prefeito da Congregação para o Culto Divino, apurou Catholic News Agency, agência em inglês do grupo ACI. Francisco encontrou-se a portas fechadas com os bispos italianos para inaugurar a 74ª assembleia geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Depois do discurso de abertura houve uma sessão de perguntas e respostas com os bispos durante a qual o papa falou de algumas de suas próximas decisões e mencionou explicitamente a nomeação de um novo prefeito para a congregação criada pelo papa São João Paulo II em 2 de junho de 1988 para cuidar de todas as questões litúrgicas e dos sacramentos.
O cargo do guineense Robert Sarah está vago desde que o papa aceitou sua renúncia no último 20 de fevereiro, por ter atingido o limite de idade de 75 anos, conforme indicado pelo Código de Direito Canônico. O prelado chegou à idade da aposentadoria no dia 15 junho de 2020 e foi mantido no cargo por cerca de 8 meses antes de ter sua renúncia acolhida pelo Pontífice. Ele ficou à frente da congregação por quase cinco anos. “Hoje o Papa aceitou a minha renúncia ao cargo de prefeito da Congregação para o Culto Divino após o meu 75º aniversário. Estou nas mãos de Deus. A única rocha, é Cristo. Brevemente nos encontraremos em Roma e noutros lugares”, escreveu o cardeal na ocasião.
O cardeal Sarah tem grande prestígio em setores católicos mais conservadores, mas ele mesmo rechaçou o termo. "Não acredito que a luta entre progressistas e conservadores tenha qualquer significado na Igreja. Essas categorias são políticas e ideológicas", disse. "A Igreja não é um campo de luta política".