Ereván, 15 de abr de 2021 às 06:15
Nathalie Loiseau, presidente do Subcomitê de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu, disse em um recente discurso que o Parlamento Europeu também deve tomar uma posição sobre a perda da herança cristã na região de Nagorno-Karabakh, onde os conflitos entre a Armênia e o Azerbaijão pelo controle do território têm levado à crescente destruição de mosteiros, conventos e igrejas.
Nagorno-Karabakh é uma região que foi designada para o Azerbaijão por Stalin na década de 1920. O território tinha uma forte população armênia, de raízes cristãs que deixaram uma rica herança de edifícios como igrejas e mosteiros na região, alguns datando do século IV. No entanto, várias dessas construções têm sido destruídas ao longo dos anos pelos azerbaijanos, que são muçulmanos. Alguns estudiosos falaram que a região vem sofrendo um verdadeiro "genocídio cultural" devido à destruição de sua herança cristã
Nagorno-Karabakh permanece uma região disputada, uma espécie de enclave armênio no território do Azerbaijão. A Armênia tentou manter um equilíbrio diplomático, mas ao longo dos anos, ambos os lados trocaram acusações e hostilidades, até o último conflito, que levou ao bombardeio da Catedral de Shushi, e que terminou com um cessar-fogo que ainda não levou a um consistente processo de paz.