Em 31 de março de 1521, Domingo de Páscoa, foi celebrada a primeira missa no solo das Filipinas, pelos homens que com Fernão de Magalhães haviam partido para uma circum-navegação do globo. Quinhentos anos depois, o Papa Francisco lembra à Comunidade das Filipinas que "folhear o álbum de memórias" ajuda a entender as raízes de nossa fé, a olhar para o futuro com esperança e a viver o presente como tempo de concretude.

Os quinhentos anos de evangelização das Filipinas coincidem com o 60º aniversário do Pontifício Colégio Filipino, a casa de formação para seminaristas e sacerdotes filipinos inaugurada por São João XXIII em 20 de junho de 1961. Assim, o Papa Francisco se reuniu com a comunidade do colégio, acompanhado pelo cardeal Luis Antonio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, oriundo das ilhas Filipinas.

O Papa Francisco pediu aos seminaristas do colégio que "olhem para trás", para a história de sua vocação quando se sentirem "cansados ou desconfiados, derrubados por algum julgamento ou fracasso", porque "é bom refazer as agens de Deus em nossas vidas, todos os tempos em que o Senhor cruzou nosso caminho, para corrigir, encorajar, retomar e reviver".