Atualmente, a maioria dos chefes de dicastérios da Cúria Romana já tem idade para a aposentadoria, mas, seus mandatos foram estendidos pelo Pontífice "donec aliter provideatur", que em latim significa: “até que outra maneira seja providenciada”. Além disto, vale recordar que a grande maioria dos dicastérios está sendo atualmente presidida por prelados europeus.

De acordo com o regulamento, os chefes dos Dicastérios devem apresentar sua renúncia ao Pontífice aos 75 anos. E cabe ao Papa decidir se, como e quando aceitá-la e, consequentemente, prosseguir com a nomeação do sucessor. 

Em 20 de fevereiro, o Santo Padre aceitou a renúncia do Cardeal Angelo Comastri, 77, e nomeou o Cardeal Mauro Gambetti, 55, seu vigário-geral para o Estado da Cidade do Vaticano, arcipreste da Basílica de São Pedro e Presidente da Fábrica de São Pedro. No mesmo dia, o Papa aceitou a renúncia do Cardeal Robert Sarah como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, mas ainda não nomeou seu sucessor.