Vaticano, 28 de set de 2020 às 14:19
3d1p3r
O Papa Francisco celebrou uma Missa com a Gendarmaria do Vaticano por ocasião da próxima festa de São Miguel Arcanjo, padroeiro e protetor da Polícia do Estado Italiano e do corpo da Gendarmaria Vaticana.
A Eucaristia foi celebrada no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro no sábado, 26 de setembro, às 17h (hora local), e não na gruta de Lourdes nos Jardins do Vaticano como estava previsto, devido ao tempo chuvoso nestes dias em Roma.
Na homilia, o Santo Padre comentou as leituras dominicais que “nos falam de conversão” e destacou que “a conversão do coração, conversão que significa 'mudar de vida'” ocorre “quando o coração que não vai para o bom caminho encontra um bom caminho”.
Nesta linha, o Papa disse que “o encontro com Deus, a conversão, está em ambas as partes, ambos procuram encontrar-se”, pois “o perdão não é só ir lá, bater à porta e dizer: 'perdoa-me' e do telefone respondem: 'Eu te perdoo, vai'”, mas que“ o perdão é sempre um abraço de Deus, Deus que caminha, como nós caminhamos, para nos encontrarmos”.
Deste modo, o Santo Padre recordou a parábola do filho pródigo e do pai que o acolhe com um abraço “não o esperou na porta com o dedo apontando, ele o abraçou! E quando o filho falou pedindo perdão, o abraço cobriu a sua boca. Esta é a conversão. Este é o amor de Deus. É um caminho de encontro mútuo”.
“Um coração sempre aberto ao encontro com Deus - isso é conversão, estar aberto ao encontro com Deus - qual é o modelo? O modelo é o do Evangelho, do rico, do pobre, o modelo é Jesus Cristo. Saiu para nos receber”, advertiu.
Neste sentido, o Papa disse que “o caminho da conversão é aproximar-nos, é proximidade, mas proximidade que é serviço”, por isso lhes pediu que “cada vez que vocês se aproximem para servir, imitem Jesus Cristo. Cada vez que vocês deem um o para colocar ordem, pensem que estão fazendo um serviço”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Sua autoridade está no serviço: estabelecer limites, fazer as coisas acontecerem, mas no serviço, na caridade, na amabilidade. E esta é uma grande vocação”, disse o Papa e acrescentou “para mim seria uma grande tristeza se alguém me dissesse: “Não, seu Corpo de Gendarmaria... são empregados, empregados que cumprem o horário e depois não se importam...’. Não, não. Esta não é a forma de converter e converter os outros. Seu caminho é o do serviço”, destacou.
Por fim, o Santo Padre agradeceu-lhes pelo serviço. "Obrigado, porque vejo que o serviço de vocês segue por esse caminho" e os encorajou a "retomar esse caminho para a conversão das pessoas e também para a própria conversão".
“No serviço nunca se erra, porque o serviço é amor, é caridade, é proximidade. O serviço é o caminho que Deus escolheu em Jesus Cristo para nos perdoar, para nos converter”, concluiu.
Confira também: