O Papa Francisco fez um balanço nesta quarta-feira, 27 de novembro, durante a Audiência Geral realizada na Praça de São Pedro, de sua recente viagem apostólica à Tailândia e ao Japão, que terminou ontem.

O Pontífice começou explicando que “a Tailândia é um antigo reino que se modernizou fortemente. Ao reunir-me com o rei, o primeiro-ministro e outras autoridades, honrei a rica tradição espiritual e cultural do povo tailandês. Encorajei o empenho pela harmonia entre os diversos membros da nação e para que o desenvolvimento econômico possa ir em benefício de todos e sejam sanadas as chagas da exploração, especialmente das mulheres e dos menores”.

Destacou também a sua aproximação aos representantes budistas, a religião oficial do país. “A religião budista é parte integrante da história e da vida desse povo. Por isso, visitei o Patriarca Supremo dos Budistas, continuando no caminho da estima recíproca dos meus predecessores, para que a compaixão e a fraternidade possam crescer no mundo. Nesse sentido, o encontro ecumênico e inter-religioso realizado na maior universidade do país foi muito significativo”.