O Cardeal Gerhard Müller, Prefeito Emérito da Congregação para a Doutrina da Fé afirmou que a fé em Jesus Cristo é a verdadeira modernidade, durante o Simpósio "Pelo Reinado final de Cristo Rei", que aconteceu em Barcelona de 21 a 24 de junho, organizado pela Unión Seglar (União Secular, em português), por ocasião dos 50 anos de sua fundação.

No evento, o Cardeal Müller participou com uma conferência intitulada "O reino de Deus hoje", na qual ressaltou que "o cristianismo não precisa se acomodar à modernidade nem conquistar corajosamente um espaço para sobreviver na pós-modernidade. Pois a fé em Deus, revelado em Jesus Cristo, é a verdadeira modernidade, a atualidade não superada de liberdade, vida e amor”.

Destacou também que "o conhecimento da vontade salvífica universal de Deus, na pessoa e obra de Cristo, não pode ser superada por nenhum progresso no conhecimento empírico-científico do mundo e nas condições materiais da vida, nem pode ser erodida por nenhuma reflexão transcendental sobre as condições e limites do nosso pensamento definitivo".