O Cardeal colombiano Juan de Jesús Pimiento acaba de comemorar 100 anos de vida e se tornou o purpurado mais idoso do mundo. Em uma entrevista à EWTN Noticias, explica o que é a colegialidade dos bispos, um tema essencial para a Igreja que foi debatido no Concílio Vaticano II.

Quando perguntado sobre o que mais chamou sua atenção no Concílio, realizado entre 1962 e 1968, o Cardeal Pimiento disse que "a colegialidade impressiona porque foi o tema mais debatido. Não se queria aceitar isso por uma força tradicionalista. Não entendiam essa colegialidade: que é que somos o Papa e os Bispos um único colégio apostólico".

"Era teoricamente conhecido, mas não se aplicava. Temiam muito, temiam que o Papa perdesse a força e que nós subíssemos muito. Foi isso que o Concílio equilibrou, porque não podemos ser uma força sem o Papa, nem o Papa é um Papa completo se não tiver o episcopado com ele. Então, entendeu-se que Deus havia criado um corpo vivo do governo da Igreja e que não poderia ser diferente", disse o Cardeal, consagrado bispo em 1955.