AVIÃO PAPAL, 26 de ago de 2018 às 20:45 6x5d3q
Como de costume após suas viagens apostólicas, o Papa Francisco conversou com os jornalistas sobre diversos temas, entre os quais esteve presente o das acusações do Arcebispo italiano Carlo Maria Viganò, ex-núncio Papal nos EUA, quem afirmou em um documento que o Papa sabia dos abusos do ex-cardeal McCarrick e nada fez a respeito.
A pergunta veio da jornalista Anna Matranga, jornalista da rede de televisão norte-americana CBS quem perguntou ao Papa:
“Voltarei ao tema dos abusos, sobre os quais já falou. Esta manhã bem cedo, foi publicado um documento do Arcebispo Carlo Maria Viganò no qual ele afirma que em 2013 teve uma conversa pessoal com você no Vaticano e que nesta conversa, ele falou com você explicitamente, do comportamento... dos abusos sexuais do ex-cardeal McCarrick, e queria pergunta se isto é verdade. E quisera também perguntar-lhe outra coisa, o Arcebispo também disse que o Papa Bento havia sancionado McCarrick, que lhe havia comunicado que não podia viver no seminário, não podia celebrar missa pública, não podia viajar, era sancionado pela Igreja. Posso perguntar se essas duas coisas são verdade?”
Esta foi a resposta do Santo Padre: