O L’Osservatore Romano, jornal do Vaticano, publicou um artigo sobre uma recente carta do Papa Francisco aos bispos da região pastoral de Buenos Aires (Argentina). A missiva, explicou o jornal, respondia a alguns “critérios fundamentais” propostos pelos prelados para o acompanhamento pastoral dos divorciados em nova união, com base na exortação apostólica Amoris Laetitia. No documento os prelados esclarecem que a Exortação Apostólica não fala de “o ilimitado aos Sacramentos” por parte de casais católicos nesta situação e que a mesma não oferece variação alguma à doutrina católica da indissolubilidade do matrimônio.  

Os bispos da região pastoral de Buenos Aires elaboraram um escrito, dirigido aos seus sacerdotes, intitulado “Critérios fundamentais para a aplicação do Capítulo VIII da Laetitia”. O documento procura oferecer “alguns critérios mínimos” sobre “o possível o aos sacramentos de alguns ‘divorciados em nova união’”.

A guia dos bispos foi remetida ao Papa Francisco, quem assegurou que o documento “é muito bom e explicita cabalmente o sentido do capítulo VIII da Amoris Laetitia”.