O Vaticano anunciou hoje a criação de um novo dicastério dedicado ao desenvolvimento humano, o qual substituirá os atuais Pontifício Conselho Cor Unum, Pontifício Conselho Justiça e Paz, assim como o Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes e o Pontifício Conselho da Pastoral para os Operadores Sanitários.

O novo departamento da Santa Sé será presidido pelo Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson – atual Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz – e terá uma seção especial dedicada aos “prófugos e imigrantes”, expressando desta maneira a importância que representam para o Pontífice, pois “não pode exercer-se hoje um serviço ao desenvolvimento humano integral sem uma atenção especial ao fenômeno migratório”, explica o comunicado enviado pelo Vaticano. Por este motivo, “esta seção estará sob a guia direta do Supremo Pontífice”.

Na Carta apostólica em forma de Motu Próprio – ou seja a decisão de criar o novo organismo nasce diretamente do Papa –, Francisco recorda que “a Igreja é chamada a promover o desenvolvimento integral do homem à luz do Evangelho”.