“Onde está Deus, se no mundo existe o mal?” Foi uma das várias perguntas urgentes que o Papa Francisco respondeu na Via Sacra que presidiu nesta tarde acompanhado de centenas de milhares de jovens na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Cracóvia 2016.

Durante a Via Sacra, diversos grupos prepararam apresentações alusivas a cada uma das 14 estações e foram mostrados projetos de iniciativas da Igreja no mundo inteiro nos quais se concretizam as obras de misericórdia. Logo após, o Papa pronunciou um profundo discurso que concluiu com um desafio.

No Parque Jordan localizado em Blonia, o Papa Francisco interrogou: “Onde está Deus, se no mundo existe o mal, se há pessoas famintas, sedentas, sem abrigo, deslocadas, refugiadas? Onde está Deus, quando morrem pessoas inocentes por causa da violência, do terrorismo, das guerras? Onde está Deus, quando doenças cruéis rompem laços de vida e de afeto? Ou quando as crianças são exploradas, humilhadas, e sofrem – elas também – por causa de graves patologias?”.