O Bispo de São Sebastião (Espanha), Dom José Ignacio Munilla, fez uma análise sobre a origem e os perigos da ideologia de gênero, que ocupa atualmente o papel da “alma” do ocidente e tem como objetivo a desconstrução do matrimônio e da família.

Durante sua homilia na Missa presidida ontem pela Solenidade da Assunção da Virgem Maria, o Prelado explicou que um ponto de inflexão para a difusão desta ideologia foi a queda do Muro de Berlim, quando muitas pessoas no ocidente pensavam que já não era necessária nenhuma ideologia, filosofia ou teologia porque a economia as supriria.

Esta situação, disse Dom Munilla, fez com que o Ocidente terminasse “por transformar-se em um corpo sem alma, onde o único fato importante e definitivo parecia ser a economia florescente e o bem-estar social. Da mesma forma que não existe um corpo vivo sem alma, tampouco pode existir uma sociedade de consumo, sem apoiar-se em uma determinada concepção da vida. E desta forma, em poucos anos, a cultura foi assumindo uma nova ideologia”.