O Papa Francisco canonizou nesta quarta-feira o Padre José Vaz. Segundo o Santo Padre, o primeiro santo do Sri Lanka é um exemplo de missionário que saiu rumo às periferias para tornar Jesus conhecido e amado. “Sua obediência à vontade de Deus demonstra que a autêntica adoração de Deus leva, não à discriminação, ao ódio e à violência, mas sim ao respeito pela sacralidade da vida, ao respeito pela dignidade e a liberdade dos outros e a um solícito compromisso em prol do bem-estar de todos”.

A missa, que foi realizada no Galle Face Green, em Colombo, reuniu cerca de 500 mil fiéis. José Vaz foi beatificado há 20 anos por São João Paulo II, considerado por ele “o maior missionário que a Ásia já teve”. Durante a missa, as leituras litúrgicas e petições foram lidas em cingalês, a língua oficial do Sri Lanka.

Em sua homilia, o Papa Francisco enfatizou o zelo do novo santo, que, como muitos missionários, respondeu o mandamento do Senhor após a ressurreição “fazer discípulos entre todas as nações", com palavras e mais ainda com o exemplo de vida.