Peritos em temas de defesa da vida e família advertiram que a próxima cume "Juventude e Desenvolvimento" que se celebrará em El Salvador em outubro promoverá os chamados "direitos sexuais e reprodutivos", a anticoncepção, a ideologia de gênero, o aborto e um ataque frontal contra a família e a faculdade dos pais de educar a seus filhos de acordo a suas convicções.

Em um artigo titulado "Cume Ibero-americana para produzir 'homens vazios'", o mexicano Raúl Espinoza Aguilera explica que o próximo 29 de outubro terá lugar em El Salvador este evento que reunirá aos presidentes da América Latina. O perito adverte que em um documento preparatório se respira a controvertida disciplina "Educação da Cidadania" que pretende "deslocar a autoridade paterna".

Deste modo se impulsiona a "saúde sexual reprodutiva" e "a Ideologia de gênero, quer dizer, o aborto, as pílulas microabortivas, a homossexualidade, as esterilizações e demais métodos artificiais do controle da natalidade. Todo o contexto deste documento tem como marco de referência o impor táticas anti-natalistas desde diversos organismos internacionais a América Latina, como uma espécie de novo 'colonialismo' de subjugação ideológica dos países ricos sobre chamados países do Terceiro Mundo". "Só que agora se trata de que todos os Mandatários do continente assinem um documento que respaldem tais sortes políticas de forma oficial", revela.