May 22, 2025 / 11:16 am
A Missão Belém está construindo um prédio de 17 andares em São Paulo (SP) que servirá como casa de acolhida para 200 moradores de rua com doenças crônicas. O Nova Guadalupe, no bairro do Belenzinho, em São Paulo está sendo erguido por operários que são, na grande maioria, ex-moradores de rua resgatados pela Missão Belém.
“Cerca de 95% dos trabalhadores são irmãos que a missão resgatou”, disse à ACI Digital Antonio Walter, engenheiro responsável pela obra. “Normalmente procuraríamos profissionais no mercado, mas, como um milagre, encontramos essas pessoas que sabem trabalhar nas diferentes áreas de uma construção, mas também têm amor à Missão Belém”.
Ele acredita que, no máximo, em dois anos e meio, o prédio estará pronto.
“Um inho por vez, uma doação por vez, um degrau por vez, chegaremos até em cima”, disse o padre Gianpietro Carraro. “E agradecemos a Deus porque, com a bondade de tantas pessoas, estamos conseguindo caminhar”.
O padre fundou a Missão Belém há 20 anos, com a Irmã Cacilda da Silva Leste, na Arquidiocese de São Paulo. A iniciativa já prestou mais de 150 mil atendimentos ao longo desse tempo. A abordagem é pautada numa vivência do Evangelho e na oração como formas de libertar as pessoas dos vícios e transtornos psíquicos.
O ajudante de carpinteiro Gilson Ferreira foi resgatado das ruas e das drogas e agora quer retribuir o bem que recebeu da missão trabalhando na construção.
Como os demais operários, ele trabalha na obra com registro em carteira. E se emociona por estar construindo algo que vai beneficiar pessoas que estão na mesma situação que ele viveu. “Aqui vai ter tudo”, disse. “Atendimento médico, igreja e acolhimento. Quem sabe até eu mesmo na velhice não serei beneficiado”.
“Se não fosse a Missão Belém não sei o que seria de mim”, disse o armador Raimundo Nonato dos Santos, que se afastou da família e viveu nas ruas por causa do alcoolismo. A abordagem espiritual fez toda a diferença para ele. “Quando me resgataram, não sabia nem rezar o Pai- Nosso. O encontro com Deus foi a força que me faltava para eu me libertar”. A alegria de trabalhar surge ao pensar que o Nova Guadalupe vai atender pessoas que, como ele, vão precisar de atendimento médico. “O alcoolismo havia me deixado com uma anemia muito forte. Poderia ter morrido se não fosse o apoio que recebi”.
Espiritualidade 5d5b4x
O engenheiro Antonio Walter diz que a primeira parte da obra a ficar pronta será a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que deverá ter missas já entre maio e junho deste ano. Ele explica que o clima no canteiro de obras é de família em oração, que sabe que um empreendimento desse tipo só é possível ser realizado com a ajuda divina. “Começamos e vamos terminar confiando na providência. Não tínhamos dinheiro para a compra do terreno, mas conseguimos comprar e pagar em parcelas”.
Além da igreja, haverá um andar que será um espaço aberto, mais dois andares para formação de cuidadores, um pavimento para serviços internos, outro para cozinha e rouparia, além de um andar para fisioterapia e outro para istração. Os demais pisos servirão para acolher idosos e idosas enfermos.
Tudo isso coordenado pelo gerente de obras da Missão Belém, Leônidas Alves Júnior. “Cito isso como exemplo para meu filho”, diz. “O pai dele, que antes vivia no álcool, nas drogas e nas ruas, agora faz parte da construção de um prédio desse tamanho, que vai cuidar de tantos idosos enfermos”.
Para conhecer mais detalhes e colaborar com o projeto, e o site: https://www.missaobelem.org/novaguadalupe
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada c6da
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar