May 22, 2025 / 10:43 am
O papa Leão XIV recebeu hoje (22) no Vaticano os participantes da assembleia geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM), órgão da Igreja para atender às necessidades encontradas pelos missionários em sua obra de evangelização em todo o mundo.
O papa, que ou duas décadas desenvolvendo seu ministério pastoral no Peru, agradeceu o compromisso deles, "indispensável para a missão de evangelização da Igreja", destacando que as POM são o "meio principal" para fomentar "a responsabilidade missionária de todos os batizados".
Leão XIV elogiou o apoio fornecido aos programas pastorais, à construção de novas igrejas, à assistência médica e à educação cristã para crianças, além de atender às suas necessidades básicas "e garantir sua proteção".
Para o papa, “a promoção do zelo apostólico no Povo de Deus continua sendo um aspecto essencial da renovação da Igreja prevista pelo Concílio Vaticano II, e é ainda mais urgente hoje”.
“Nosso mundo, ferido pela guerra, pela violência e pela injustiça, precisa ouvir a mensagem evangélica do amor de Deus e experimentar o poder reconciliador da graça de Cristo”, disse também Leão XIV.
Segundo o papa, a própria Igreja, e todos os seus membros, “são cada vez mais chamados a ser uma Igreja missionária, que abre os braços ao mundo, que anuncia a Palavra... e que se torna fermento de concórdia para a humanidade”.
Leão XIV disse que "devemos levar a todos os povos e a todas as criaturas a promessa evangélica de uma paz verdadeira e duradoura", algo que é possível pois o Senhor venceu o mundo.
A urgência de levar Cristo a todos os povos 2t2u3m
Ele reiterou a importância de "promover um espírito de discipulado missionário em todos os batizados", destacando também o "senso de urgência de levar Cristo a todos os povos".
O papa também agradeceu às POM pelos esforços anuais para promover o Dia Mundial das Missões no penúltimo domingo de outubro.
Leão XIV disse então que "a Igreja, guiada pelo Espírito Santo, prossegue o seu caminho na história com confiança, alegria e coragem, anunciando o nome de Jesus e a salvação que nasce da fé na verdade do Evangelho".
O papa fez depois um pedido aos diretores nacionais das POM: dar “prioridade à visita às dioceses, paróquias e comunidades”, para ajudar os fiéis a reconhecer “a importância fundamental das missões” e para apoiar aqueles nas áreas “do mundo onde a Igreja é jovem e está em crescimento”.
Para Leão XIV, comunidade e universalidade são dois “elementos distintivos da identidade” das POM, e ele as exortou a “cultivar e a promover ainda mais nos seus membros a visão da Igreja como comunhão dos crentes, animada pelo Espírito Santo”, que nos permite entrar na “harmonia da Santíssima Trindade”.
“Essa dimensão da nossa vida e missão cristãs é-me muito cara e reflete-se nas palavras de santo Agostinho que escolhi para o meu serviço episcopal e agora para o meu ministério pontifício: In Illo uno unum. Cristo é o nosso Salvador e n’Ele somos um só, uma família de Deus, para além da rica variedade das nossas línguas, culturas e experiências”, disse o papa.
“A apreciação da nossa comunhão como membros do Corpo de Cristo abre-nos naturalmente à dimensão universal da missão evangelizadora da Igreja e inspira-nos a transcender os limites das nossas paróquias, dioceses e nações, para partilhar com todas as nações e povos a insondável riqueza do conhecimento de Jesus Cristo (cf. Fil 3, 8)”, disse também Leão XIV.
Por fim, o papa exortou as POM a deixar que a unidade e a universalidade da Igreja inspirem o processo de renovação de seus estatutos, um processo que "confirmará os membros das Obras em todo o mundo na sua vocação de ser fermento de zelo missionário no seio do Povo de Deus".
Leão XIV concluiu seu discurso exortando-os a viver a esperança no Ano Jubilar e a continuar sendo “missionários de esperança entre os povos”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada c6da
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar