23 de maio de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Mais dois bispos têm suas imagens usadas em vídeos falsos pedindo ajuda para criança doente 491b2s

Arcebispo de Vitória da Conquista, dom Vítor Agnaldo de Menezes e o arcebispo de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado | Facebook/Arquidioceses de Pouso Alegre e de Vitória da Conquista

As arquidioceses de Pouso Alegre (MG) e de Vitória da Conquista (BA) comunicaram em suas redes sociais que golpistas estão usando a imagem dos arcebispos, dom José Luiz Majella Delgado e dom Vítor Agnaldo de Menezes, em vídeos falsos em redes sociais e aplicativos de mensagem pedindo “ajuda financeira para o tratamento de saúde de uma criança”.

Segundo a arquidiocese de Pouso Alegre, o vídeo falso de dom José Luiz Majella mostra o arcebispo “paramentado na cor vermelha, com uma voz que não é a dele, tendo ao fundo, aparentemente, o túmulo dos apóstolos, em Roma”. No vídeo, pede-se dinheiro para o “tratamento de saúde de uma criança hospitalizada, indicada como "Bernardo Santos"”.

A arquidiocese diz que “se trata de mensagem fake, produzida pela I.A” e pediu para “desconsiderá-la e não propagar tal mensagem em redes sociais, imprensa, meios de comunicação em geral” e informou “que já estão sendo adotadas as medidas legais cabíveis para solucionar tal problema”.

O falso vídeo de dom Vítor Agnaldo pedindo dinheiro “para o tratamento de saúde de uma criança” “não foi gravado nem autorizado pelo arcebispo” ou “por qualquer organismo oficial da arquidiocese”, diz a arquidiocese de Vitória da Conquista. “Trata-se de uma falsificação produzida por meio de inteligência artificial (IA)”.

“Informamos que essa iniciativa é fraudulenta e orientamos que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no referido conteúdo”, disse a arquidiocese alertando “os fiéis e a sociedade em geral para que não compartilhem esse vídeo e não respondam a esse tipo de apelo enganoso”.

A arquidiocese de Vitória da Conquista ainda reforçou “que todas as ações oficiais da arquidiocese, inclusive campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente por meio do nosso site oficial (www.arquiconquista.org.br/) e pelas redes sociais institucionais da arquidiocese” e pediu “a todos que, diante de qualquer dúvida, consultem sempre os canais oficiais e comuniquem imediatamente à assessoria de comunicação da arquidiocese quaisquer situações suspeitas, enviando e-mail para [email protected]”.

Esses dois casos não são os primeiros a acontecer nas arquidioceses do Brasil. Em 15 de maio, a arquidiocese de Salvador fez um alerta sobre um vídeo falso do arcebispo de Salvador (BA), cardeal Sergio da Rocha, que também foi produzido por inteligência artificial e circulava pelas redes sociais, no qual o arcebispo também pedia ajuda financeira para o tratamento de uma criança.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada c6da

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar