May 20, 2025 / 15:38 pm
O bispo de Paranaguá (PR), dom Edmar Peron, teve sua renúncia aceita hoje (20) pelo papa Leão XIV. Aos 60 anos de idade, ele está longe dos 75 anos, idade em que o pedido de renúncia é obrigatório, podendo ser ou não aceito pelo papa.
Dom Edmar está há quase dez anos à frente da diocese Paranaguá, que agora será istrada pelo bispo de Ponta Grossa, dom Bruno Elizeu Versari, até a nomeação de um novo bispo.
“Já não tenho mais forças”, disse hoje em uma carta, dom Edmar Peron. “Muitas vezes meu sorriso camuflou a dor. Não me arrependo de ter agido assim! Mas chegou o momento de reconhecer que estou enfraquecido e preciso parar”.
Dom Edmar disse ter conversado com o núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro, explicando sua “situação” e que suas “forças tinham chegado ao limite”.
“Eu me coloquei nas mãos da Igreja e ela, qual Mãe sábia, por meio da nunciatura apostólica e dos bispos do Brasil, me ajudará a discernir os os a serem dados”.
O cânon 401 do Código de Direito Canônico diz que um bispo tem que apresentar seu pedido de renúncia quando completar 75 anos de idade ou “em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave” que “se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício”. A ACI Digital procurou a diocese de Paranaguá para saber o real motivo do pedido de renúncia de dom Peron, mas a mesma disse não ter “nada a declarar, somente esta nota que foi publicada”.
Em sua nota, o bispo ainda disse que “as alegrias vividas nesta diocese são imensamente superiores às tristezas” e citou “grandes encontros diocesanos, pequenas reuniões, uma xícara de café amargo, uma sobremesa partilhada, uma dor superada”, agradecendo “àqueles e àquelas” com quem viveu “esses momentos verdadeiros de alegria”.
“Como foi bom estar com vocês e com suas famílias! Queridos Irmãos e Irmãs da diocese de Paranaguá: "graça e paz lhes sejam concedidas em abundância". O que teria sido de mim sem os padres, os religiosos e os leigos que se colocaram ao meu lado como verdadeiros amigos, cobrando, incentivando-me e revelando amor para comigo!”, disse o bispo pedindo que o acompanhem “com sua oração e, se possível, com sua amizade verdadeira”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada c6da
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar