May 15, 2025 / 15:04 pm
A Festa de Santa Rita de Cássia em Viçosa (MG), celebrada anualmente em 22 de maio no santuário Santa Rita de Cássia, foi declarada patrimônio cultural imaterial de Viçosa pela câmara municipal por “sua relevância cultural e social para a comunidade”. A aprovação definitiva do Projeto de Lei nº 12/2025, de autoria do vereador de Viçosa, Sérgio Augusto Moreira Marota (PP-MG) ocorreu na segunda-feira, 12 de maio.
“A festa vai além de uma celebração religiosa, representando também um momento de união comunitária e expressão cultural”, disse Marota. “Seus rituais, que combinam práticas litúrgicas e manifestações populares, são fundamentais para a memória coletiva de Viçosa”.
O vereador também destacou que “o reconhecimento como Patrimônio Imaterial” da Festa de Santa Rita de Cássia “visa garantir que suas tradições essenciais sejam preservadas, assegurando que as futuras gerações possam continuar a vivenciar essa rica manifestação cultural” e ainda “fortalecerá a identidade local, promovendo, ainda, o desenvolvimento do turismo e a valorização da cultura regional”.
Por ocasião do Jubileu da Esperança, vivido este ano, a festividade dedicada a padroeira das causas impossíveis teve início ontem (14) no santuário em Viçosa com o Jubileu de santa Rita de Cássia e segue até o dia 24 de maio. O ápice da celebração é dia 22 de maio, data da festa de santa Rita e feriado municipal de Viçosa, quando os fiéis participam de procissões e missas no santuário, a partir das 7h da manhã.
Santa Rita de Cássia nasceu em 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, região da Úmbria, na Itália. Queria ser freira, mas por obediência aos pais casou-se por volta de 1385 com Paulo de Ferdinando de Mancino e teve dois filhos. Ela sofreu muito com o marido, mas ao longo do tempo, com suas orações e bondade ele se converteu. Depois disso, seu marido foi assassinado por facções políticas da época. Temendo que os filhos vingassem a morte do pai, suplicou a Deus que os levasse desta vida antes de cometerem este pecado e em pouco tempo eles morreram.
Santa Rita entregou-se à oração, penitência e obras de caridade. Depois foi aceita no convento Agostiniano, em Cássia. Ela morreu aos 76 anos, no dia 22 de maio de 1457. Vários milagres aconteceram através de sua intercessão, e a devoção a ela cresceu ao redor do mudo. Seu corpo encontra-se incorrupto por vários séculos, e às vezes é possível sentir uma doce fragrância. Ela também é popularmente conhecida como a padroeira das causas impossíveis, protetora das viúvas e santa das rosas. Rita de Cássia foi beatificada em 1627 pelo papa Urbano VIII e nesta cerimônia, o corpo dela elevou-se e abriu os olhos. Em 24 de maio de 1900, foi canonizada pelo papa Leão XIII e sua festa é celebrada anualmente no dia 22 de maio.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada c6da
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar