24 de maio de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco morreu de AVC e colapso cardiocirculatório 2l706x

Papa Francisco morreu às 7h35 (horário local) na Casa Santa Marta | Daniel Ibáñez / EWTN

O papa Francisco morreu de um acidente vascular cerebral, ou seja, uma interrupção súbita do fluxo sanguíneo para o cérebro e colapso cardiocirculatório, disse a Sala de Imprensa da Santa Sé, depois do “rito de confirmação da morte”.

A morte de Francisco aconteceu às 7h35 (horário local) em sua residência na Casa Santa Marta, segundo o relatório médico oficial emitido pela Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.

O documento, assinado pelo diretor da agência de saúde do Vaticano, Andrea Arcalli, disse que o papa morreu de um “ictus cerebral”, seguido por um “coma” e um “colapso cardiocirculatório irreversível”.

Francisco, que recebeu alta em 23 de março do Hospital Policlínico Agostino Gemelli de Roma, onde ficou internado por 38 dias por problemas pulmonares, vinha sofrendo de uma série de complicações médicas crônicas há algum tempo.

Segundo o atestado de óbito divulgado pela Santa Sé, o papa Francisco havia sofrido um episódio anterior de insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia bilateral multimicrobiana e sofria de bronquiectasia múltipla, pressão alta e diabetes tipo II.

Essas condições pré-existentes contribuíram para o enfraquecimento de sua saúde geral e impossibilitaram sua recuperação do derrame cerebral.

A morte foi confirmada mediante registro eletrocardiotanatográfico, um procedimento clínico usado para certificar a parada irreversível do batimento do coração.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada c6da

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar