29 de maio de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Treze missionários e agentes pastorais católicos foram mortos ao redor no mundo em 2024 1s6k5t

Crucifixo de madeira. Imagem referencial. | AC Wimmer/EWTN News

Oito padres e cinco leigos foram mortos em três continentes, segundo documento divulgado ontem (30) pela agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias.

África e América registraram cinco mortes cada, e dois padres foram mortos em países europeus.

Condições precárias em zonas de conflito 4w5q6k

Em Burkina Faso, na África ocidental, onde o perigo persistente de grupos radicais muçulmanos continua a ameaçar comunidades cristãs, dois agentes pastorais foram mortos. François Kabore, um voluntário de 55 anos de idade, foi morto num ataque em fevereiro enquanto rezava e o catequista Edouard Zoetyenga Yougbare foi torturado até morrer em abril.

Dois padres foram mortos na África do Sul em poucas semanas. O padre William Banda, de 37 anos de idade, foi morto a tiros em 13 de março quando se preparava para celebrar a missa na catedral de Tzaneen. O padre Paul Tatu, de 45 anos de idade, foi morto em Pretória em 27 de abril.

Aumento da violência contra trabalhadores da Igreja 2v512v

Várias mortes ocorreram em roubos ou ataques a propriedades da Igreja. Na Polônia, o padre Lech Lachowicz, de 72 anos, morreu atacado por um intruso com um machado em sua sacristia. Na Espanha, o padre franciscano Juan Antonio Llorente, de 76 anos de idade foi morto em seu mosteiro em Gilet.

Edmond Bahati Monja, coordenador da Rádio Maria/Goma, foi morto a tiros perto de sua casa em meio à crescente violência de grupos armados. Segundo a agência Fides, pelo menos 12 jornalistas foram mortos em Goma e arredores em dois anos. De 2000 a 2024, 608 missionários e agentes pastorais foram mortos no mundo, segundo dados da Fides. Esses números representam apenas casos verificados pela agência.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada c6da

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar